segunda-feira, 18 de maio de 2009

Material Dourado

Mateiral Dourado ou Montessori possui vários cubinhos, barras, placas e cubão:


o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e representam centena e a barra representa dezena e um cubinho é a unidade

Veja como representamos, com ele, o número 265:

Este material é feito em madeira, costuma ser comercializado com o nome de material dourado. Você pode construir um material semelhante, usando cartolina.

Embora seja possível representar o milhar, vamos evitá-lo trabalhando com números menores.

Damos a seguir sugestões para o uso do Material Dourado Montessori.

O professor saberá em que série cada atividade poderá ser aplicada com melhor rendimento. Várias das atividades podem ser aplicadas em mais de uma série, bastando, para isso, pequenas modificações.

4 comentários:

  1. Esses objetos no auxílio no ensino da matemática são de extrema importância para o aprendizado básico das crianças , pois mostra uma forma diferenciada de aprender.

    Marcelo
    Fábio

    ResponderEliminar
  2. na nossa opinião o material dourado contribui muito para o aprendizado do aluno, pois é um material concreto e sendo assim o aluno tem mais facilidade para entender o que está sendo repassado.

    ResponderEliminar
  3. o material dourado é um ferramenta importante para a sustentação separando a teoria da pratica tirando do abstrato para o concreto, todo material palpavel se faz necessario para o aprendizado em especial os cegos.(JESSE, NEWTON)

    ResponderEliminar
  4. o material dourado é muito importante para trasbalhar com a potência bem como tambem com outros calculos da matemática o mais interessante é que os próprios alunos podem estar montando suass pilhas de unidades, dezenas e centenas
    Lilian

    ResponderEliminar